quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A verdadeira vergonha para o Brasil

Segundo nosso Excelentíssimo Presidente o "nosso" avião presidencial é motivo de vergonha em comparação a outras nações. Aos que pensam como ele, aos que não também, segue abaixo a verdadeira vergonha nacional.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (o PISA - sigla estrangeira) revelou seus dados referentes a 2009, este que avaliou 65 países de todo o globo quanto as capacidades intelectuais dos alunos de escolas públicas e privadas nos âmbitos da Leitura, Matemática e Ciência. A posição lastimável do Brasil é a 53ª.

Essa sim é a verdadeira vergonha da nação e é ai que deve-se investir o suado dinheiro de nossos impostos e não num novo avião para ostentar uma posição de altivez que o Brasil sonha em conseguir mas não a possui ainda e só possuirá quando os "olhos" do governo estiverem sinceramente focados na educação.

Para mais informações sobre o assunto seguem alguns links:

"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato

Nióbio

Vocês já ouviram falar em Nióbio?
Creio eu que não. Existe muita história por trás deste preciosíssimo metal, informação para um caderno inteiro de um jornal de grande circulação, mas para não ficar muito maçante leiam abaixo um resumo sobre este metal desconhecido.

Primeiramente saibam todos que o Brasil detem 98% da produção mundial deste minério, o que equivale a 37.000 toneladas anuais.

Se não conhecem este metal, não sabem para que ele serve também, suponho eu, pois saibam agora que o nióbio é essencial para siderurgia, aeronáutica, indústria naval e espacial, na fabricação de aviões a jato e em foguetes, como também esta presente na produção de aço inoxidável, ligas supercondutoras, cerâmicas eletrônicas, lente para câmeras, fabricação de trens-bala, de armamentos, indústria aeroespacial, de instrumentos cirúrgicos e óticos de precisão. Em síntese, o nióbio é vital para o desenvolvimento do mundo.


Acima vemos uma mina de nióbio em Araxá, Minas Gerais.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) exporta 95% do nióbio extraído em Minas Gerais. Segundo o artigo de Schlichting, que menciona o citado no jornal Folha de São Paulo, 5 de novembro de 2003: "Lula passou o final de semana em Araxá em casa da CBMM do Grupo Moreira Salles e da multinacional Molycorp…" E, complementa que "uma ONG financiou projetos do Instituto Cidadania, presidido por Luiz Inácio da Silva, inclusive o 'Fome Zero', que integra o programa de governo do presidente eleito".

Acho que já deu para se ter uma ideia da importância deste minério e de que existem falcatruas envolvidas na sua comercialização, mas deixemos mais claro do que isso...

É certo que 100% do nióbio consumido no mundo é brasileiro, mas dados oficiais revelam que só exportamos 40% do que exploramos, onde foi parar o resto? Não digam o que Brasil é o maior produtor de jatos e ônibus espaciais do mundo, não sejamos ingênuos. E ainda mais, o metal bruto é vendido a R$400,00, equivalente a US$228,57 (na cotação de R$ 1,75 para o dólar), sendo que é comercializado na Bolsa de Valores de Londres a US$90,00. Preciso dizer mais alguma coisa?

Como eu disse, ainda existe muito a falar sobre o nióbio, mas fico por aqui nesta postagem, os que quiserem saber mais seguem os links de referência para esta postagem:


Não sejamos ingênuos e nem manipulados pelo governo e pelos poderosos empresários, riquezas tão importantes quando o petróleo existem no Brasil e estão sendo roubadas de nós, informem-se e lutem por um futuro melhor, um FUTURO NOSSO!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Brasil começou errado

Conhecem essas marcas ao lado?
Uma pergunta retórica é claro, mas algumas delas é brasileira?
Não, nenhuma delas é brasileira, mas elas estão dentre as quatro montadores que mais vendem no Brasil. Não vêem nada de errado nisso?

Vejam os números de vendas delas até abril deste ano:

Fiat

226.379

Volkswagen

207.123

Chevrolet

206.679

Ford

109.625

Renault

46.540

Honda

40.228

Hyundai

34.557

Toyota

30.610

Peugeot

27.583

10º

Citroën

24.793

11º

Kia

15.058

12º

Mitsubishi

13.500

13º

Nissan

10.399

14º

Mercedes-Benz

3.816

Fonte: Agência Autoinforme




Mesmo fora das grandes potências, alguma montadora é brasileira?
Se ainda não viram onde quero chegar, vos digo agora: nosso mercado automobilístico foi aberto para montadores internacionais, elas viram o potencial do mercado brasileiro e hoje faturam valores exorbitantes. Agora imaginem se existisse ao menos uma montadora nacional, mesmo que não fosse uma das que mais vendesse, tenho certeza que teria grandes lucros, e esses lucros ficariam dentre do nosso território.


O Brasil começou errado porque abriu demais seu mercado para empresas estrangeiras que hoje possuem um monopólio nas transações comerciais do Brasil. Faltaram empreendedores visionários que apostassem, não só no mercado automobilístico, mas em diversos outros setores também, em tecnologias e produtos nacionais. Agora é muito mais difícil se tornar uma potência mundial sendo tão dependente - e fonte de lucros - de outros países. Se o Brasil esta ascendendo, já poderia estar no topo.