terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aedes aegypti evolui e se reproduz em água suja

A Dengue é um tema recorrente na mídia, por dois grandes fatores: 1) o grande número de motes que causa; 2) o principal agente que a ajuda a se reproduzir: o homem. Uma nova preocupação surge para a população brasileira: a dengue já esta se reproduzindo em água suja.



Tomemos a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin como verdadeira, então podemos afirmar que algum mosquito sofreu mutação e nasceu com a possibilidade de se reproduzir em água suja. Se já podíamos considerar como uma epidemia quando ele só se reproduzia em água limpa, pode se crer, mesmo sem pesquisas definitivas, que em águas não límpidas – muito mais abundantes – a proliferação pode ser muito mais catastróficas.

A notícia surge do Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo, onde estudos da pesquisadora Marylene de Brito Arduino confirma a reprodução de larvas do mosquito transmissor da Dengue em água suja e salobra. Embora sejam conclusões preliminares, a evidencia da evolução do mosquito é clara, portanto, focos antes ignorados agora devem passar a serem monitorados e extintos.

O sal ainda é recomendado para “limpar” focos, já que as misturas aquosas em que as larvas foram localizadas tinham uma baixa concentração de sal.

Muito mais do que não relaxar na prevenção a Dengue, a população deve ficar ciente que não é somente quando a doença esta nas manchetes dos jornais que deve haver precauções, mas sim sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário