quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

País do Futebol

Esporte é uma atividade para manutenção da saúde - essa definição é para a maioria da população. Para um grupo menor de pessoas praticar esportes é a sua profissão. Um assunto muito amplo esse, vou me especificar mais um pouco: vamos falar de FUTEBOL. Sim, Futebol! Qual país lhe vem a mente quando é mencionado este tema? Talvez Argentina, ou mais recentemente a Espanha. Isso porque somos brasileiros. Lhes garanto que pelo resto do mundo a palavra 'futebol' já esta intrisecamente ligada a nação verde e amarela.

O Brasil não leva o título de 'País do Futebol' por acaso não, em qualquer rua pode-se notar crianças tocando bola, fazendo dribles, chutando a gol - sendo que o gol são dois tijolos de um lado e chinelos do outro. É uma paixão nacional, paixão muitas vezes exagerada a ponto de provocar violência e mortes, é o lado lúgubre desta questão.

Enfim, a mensagem que quero deixar neste postagem não é somente reafirmar que o futebol já faz parte de nossa cultura - isso é mais que óbvio -, é na verdade que continuemos cultuando esse esporte, e não só ele, todos os outros também, mas, principalmente o futebol, que nós dá renome no mundo, que faz os garotos sairem de casa e se arriscarem na rua para chutar aquela bola já toda gasta e sonhar em jogar em grandes clubes, não digo os europeus não, digo o São Paulo, o Corinthians, o Santos, o Fluminense e todos os demais clubes brasileiros, pois aqui futebol não é só mercado de atletas, é uma forma de vida.

Neymar - prodígio do futebol nacional

Marta - 5 vezes eleita a melhor do mundo
Findo esta postagem com as fotos de Neymar e Marta, prodígios do futebol brasileiro, reflexos na mídia internacional, um deles nem tanto altruísta, embora seu talento com a bola seja inegável. Tanto o dele como o da Marta, cinco vezes melhor do mundo, seguidas! Há como negar, com um histórico com o nosso, e por todos esses jogadores ilustres na atualidade que não sejamos este famigerado 'País do Futebol'? Sigamos assim então, a nação que não foi o berço do futebol, mas aquela em que ele encontrou o ambiente mais propício para proliferar e florescer, junto a este povo festivo e batalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário