sábado, 24 de julho de 2010

Questões Internacionais

Vimos o nosso Excelentíssimo Presidente muito dedicado em apaziguar as relações do Irã para com o mundo no âmbito da energia nuclear, dedicação diplomática que não vejo tão latente quanto a assuntos do próprio continente.

O Brasil sempre teve problemas com o tráfico de drogas, pois a produção aqui é mínima e o consumo intenso. Agora vemos a Venezuela rompendo relações com a Colômbia devido a "descoberta" - nada foi provado ainda - de acampamentos das FARC em território venezuelano, só então o maior país da América do Sul propõe que o conflito seja transferido da OEA (Organização dos Estados Americanos) para a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), para impedir que os EUA - pró Colômbia e anti-Venezuela - intercedam drasticamente nas deliberações.

Não obstante tudo isso existem outros pontos internacionais que o Brasil participa, como nossas tropas no Haiti, nossa recusa em reconhecer Kosovo como nação independente da Sérvia e etecteras. Diplomacia é necessária, ainda mais para um país emergente como nos encontramos agora, mas será que nossos representantes no mundo levam a "marca" 'Brasil' como realmente somos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário