segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diferentes visões

Quantas vezes já não vimos pessoas afrontando a natureza, mas nem sempre somos justos em nossos julgamentos. Analisemos dois exemplos típicos: o de um homem, ou uma mulher, urinando ao lado de uma árvore num parque e uma pessoa, indiferente do sexo, jogando uma lata de refrigerante ao lado desta mesma árvore.

Creio que a maioria considera o ato de mijar em local público mais grave que o de jogar uma lata de alumínio no chão. Pode ser menos elegante, mas é muito mais benéfico que poluir com alumínio, que demora mais de 1000 anos para se decompor na natureza. Agora sejamos críticos e vejamos o que o ser impudico que mijou ao pé da árvore fez ao meio ambiente: quando urinamos eliminamos do corpo nutrientes que não nos são úteis, o que não significa que não o sejam para outros seres vivos. No caso da árvore, o mijo infiltrará pela terra permeável, chegando as raízes da planta, que absorverá os nutrientes, que serão levados as folhas que realizarão o maravilhoso e espetacular processo de síntese de proteínas através da fotossíntese.



O objetivo dessa postagem não é uma aula de biologia, mas sim de conscientizar, pois uma lata de alumínio contribuirá com a devastação ambiental por milhares de décadas. Tanto quanto você urinando no seu vaso sanitário na sua própria casa, pois o esgoto paulistano é redirecionado para os rios Pinheiros e Tietê, os quais não tem o devido tratamento.

Querendo ou não somos animais também, e contribuimos para o ciclo de vida de todo o ecossistema da Terra. Resta-nos usar, tardiamente, de nossa racionalidade para fazermos do amanhã um dia melhor do que hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário