quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A vida acima de tudo

Vemos constantemente casos absurdos de erros, incompetências e descasos em hospitais brasileiros. O último caso de grande difusão na imprensa foi um descuido de uma auxiliar de enfermagem quanto a frascos de soro e de vaselina, extremamente semelhantes que só poderiam ser diferenciados numa lida, minimamente atenciosa, aos rótulos dos referidos frascos.

Nesta postagem quero suscitar uma reflexão aos que lerem estas palavras, este último caso supracitado é comum no Brasil, gera grande indignação da população e especulações na mídia, agora vocês já pararam para pensar o porque desses descasos serem constantes? Culpa do governo. Em parte, mas não somente da forma em que pensam, lhes provo o que digo agora. Sabem quanto é a nota de corte para cursar Medicina na Universidade de São Paulo? 74. Sim, é necessário acertar 74 das 90 questões para passar da primeira fase de seleção numa prova que exige nível de conhecimento elevado das áreas de conhecimento mais importantes para um universitário decente, sem falar nas outras fases para ingressar na melhor faculdade do país.

Sim, mas a USP é só uma das inúmeras faculdades que existem no país, e se não me engano não existe processo seletivo para quem presta medicina em instituições particulares, das quais muitas tenho certeza que estão mais interessadas em receber a mensalidade do que formar bons profissionais. Eis aqui uma outra causa deste grave problema de saúde no Brasil.

Talvez uma das formas - a curto prazo - de se resolver essa falta de competência de alguns profissionais seria fazendo como o sistema de advocacia do país, mesmo depois de se cursar toda a faculdade ser necessário passar num teste que comprove sua competência nesta área em questão. Agora o longo prazo, somente com uma melhora significativa na educação pública e na cultura em geral dos brasileiros poderá mudar esse nosso quadro lastimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário