segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Metrô de São Paulo

Quem aqui nunca pegou o Metrô lotado em São Paulo? Pergunta retórica para qualquer cidadão que já tenha passado na estação Sé e feito baldeação entre as linhas Azul e Vermelha em horário de pico. O problema de mobilidade na capital paulistana é realmente grave, mas o objetivo desta postagem e mostrar um outro lado da situação.

Em teoria o Metrô deveria ser construído para atender as necessidades dos cidadãos da cidade. Em outras palavras, não deveria ter cunho lucrativo, o preço das passagens só é (em teoria) para cobrir os custos operacionais. Pensando assim, como se explica o fato de só existirem estações do Metrô em regiões onde há muita demanda?

Entenderam o questionamento? Não há exatamente como provar isso, posso até estar especulando aqui, mas o que é explicito como o governo privilegia as regiões mais politizadas e de maior demanda da cidade nesse ponto. As mais politizadas por pressionarem ou terem maior influência no governo, enquanto as que tem mais demanda, bom, ai é para obter lucro, ou vocês acham que a R$3 a passagem e mais de 4 milhões de usuários por dia, isso são 360 milhões de reis por mês, são só para a manutenção das linhas?

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