domingo, 3 de abril de 2011

Quanto você ouvirá no futuro?

Não há duvida que esta geração terá graves problemas de audição no futuro, ops, esta é a conclusão, esqueci dos fatos, vamos a eles então...

Poluição Sonora, entendem sobre isso? Mesmo para quem já ouviu o termo soa estranho, Poluição Sonora! Acontece que é difícil quantificar sons, todos estamos acostumados com o litro e o kilo, unidades de medida para líquidos e massas, mas quanto aos decibéis somos pouco familiarizados. Poucos sabem o quanto podem ouvir para não prejudicarem seu sistema auditivo, e mesmo os que sabem não tem como controlar isso muito bem, afinal de contas ninguém anda com um decibelímetro (aparelho que mede os decibéis) no bolso né!

Pois bem, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera até 55dB um nível aceitável de ruído e que não causa danos a saúde, ou seja, você pode ouvir música bem baixo e conversar, só. Por que só isso? Porque nas ruas de uma capital movimentada os ruídos ultrapassam facilmente esses 55dB. E esses ruídos podem chegar a nos causar insônia, estresse, depressão, perda da audição, agressividade, perda de memória, dores de cabeça e em casos extremos, a surdez.

Vou até colocar mais alguns dados abaixo, mas convenhamos, ninguém vai decorar uma tabela de níveis de ruído e muito menos consultar alguma quando estiver na rua, o ideal mesmo e termos um pouco mais de consciência, para nosso próprio bem. Ouvir música em fones de ouvido é muito comum, embora muitos ouçam num nível prejudicial a sua saúde.

Pois bem, agora vocês estão informados, ao menos conscientizados, de que podem ficar surdos muito antes do que imaginam, é a culpa pode ser somente nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário